Campinas, 15 de abril de 2008---"Largar esse vício não seria fácil", afirma Alexandre Oliva, em tom jocoso, "ainda mais se tratando de algo tão divertido e positivo quanto uma grandiosa conferência sobre Software Livre, como o FISL." Ele parte para Porto Alegre amanhã, com a família e várias missões.

A primeira é apresentar na sexta, às 12h, um paralelo entre tabaco e trabaco. Um provoca dependência e impotência, e tem por trás uma indústria poderosa e de poucos escrúpulos, que não poupa esforços para manter e aumentar a dependência de seus clientes em seus produtos, apesar da conhecida nocividade deles. O outro é um vegetal de cuja folha se faz fumo, que de fato muito se parece com software proprietário.

A segunda é apresentar também na sexta, às 19h, a palestra da FSFLA, abordando temas como Softwares Impostos (IRPF2008-Livre a caminho), Padrões Abertos Livres, Gestão Digital de Restrições (DRM) e aspectos sociais freqüentemente esquecidos da filosofia do Software Livre. Destaques para o lançamento da primeira impressão da tradução de "O Porco e a Caixa", um livro infantil sobre DRM, e para o lançamento da Campanha "Sê Livre!", que já ocupa espaço central na página da FSFLA.

A terceira missão é marcar presença no stand da FSFLA, gentilmente cedido pela organização do FISL. Além de muitas camisetas, canecas, canetas, adesivos, pins, bottons, livros e folhetos, o stand contará com a presença da Islene e da Larissa. Islene é professora de computação na Unicamp.

Larissa, de 4 anos, é filha dos dois, e estará presente com seu gnu de pelúcia contando a história do Porco e da Caixa, que já ouve do pai desde pequena, e demonstrando o que já sabe fazer nos softwares educacionais infantis livres GCompris e diversas atividades disponíveis numa instalação padrão do sistema operacional do laptop XO, da Fundação OLPC, ainda que instalados num laptop convencional do início do milênio.

Imperdibilíssimo! Eu não conseguiria deixar de ir. E você?