A Caixa Econômica Federal lançou uma nova loteria através do seu NetBanking. Loterias, como você sabe, são uma espécie de impostos sobre ignorância, normalmente sobre estatística. Embora uma parte das contribuições seja revertida para os vencedores de um sorteio, outra grande parte fica retida na forma de impostos, e ainda outra parte é direcionada para atividades de benefício social.

Pois é... Agora olha só o regulamento da nova loteria:
https://internetbanking.caixa.gov.br/siwinstatic/htm/saibaMaisCadMaq/saibaMaisCompleto.htm

As "vantagens":

  • você não paga com dinheiro, "só" com sua liberdade

  • não tem sorteio, você sempre perde

  • a entidade beneficiada é a "grande benfeitora" Microsoft

Pra quem não entendeu nada, deixa eu explicar: a Caixa quer que você instale um programa no seu computador, que faz alguma coisa pela sua segurança, mas ela faz questão de não dizer o quê.

Como não é Software Livre, que a Caixa tanto usa, você não tem como investigar o que ele faz, nem pode pedir ajuda de outras pessoas para descobrir. Seu computador fica completamente à mercê dos funcionários da Caixa, ou de quem venha a invadir o servidor da Caixa.

Se você usa MS-Windows (tadinho ;-), só pode acessar o novo netbanking da Caixa abrindo ainda mais um furo nele, porque o site vai se negar a permitir o acesso se você não aceitar os termos e condições de uso do software. Ou seja, escolhe entre mais um furo ou nada de netbanking. De um jeito ou de outro, você perde.

Outros sistemas operacionais mais seguros não devem ter problemas de acesso, pelo menos por enquanto, mas o regulamento sinaliza com alterações futuras. Mesmo assim, o acesso via MS-Windows vai induzi-lo a selecionar a opção que só permite acesso a partir de computadores cadastrados, e, a partir daí, o acesso através de outros sistemas operacionais não é mais permitido.

Você perde. Ganha a Microsoft, cujo sistemas operacionais são os únicos "aprovados" para esse meio de acesso "mais seguro", e cujo navegador é risivelmente recomendado pelo suporte da Caixa como mais seguro. Ãrrã... E a Microsoft pagou quanto pro suporte dizer isso?

Como já expliquei antes, segurança computacional só se alcança de verdade com transparência. Se não for transparente, não é segurança, é fé.

E, em se tratando de MS-Windows, não dá pra fazer instalações várias pra tentar garantir, por isolamento, a segurança dos seus dados contra eventuais erros ou corrupções do programa da Caixa, o jeito é mudar pra outro sistema operacional, né?

Pro que será que a Caixa não oferece pros seus clientes, em LiveCD, o mesmo sistema operacional que ela mesma usa com tanto sucesso, pelo menos como uma alternativa de acesso seguro?

Clientes da Caixa (deveria eu dizer, no momento, Encaixotados do Brasil!?), entrem em contato com a Caixa e por favor expliquem que não têm interesse em comprometer a segurança de seus computadores instalando programas que não podem inspecionar, controlar nem compartilhar.

O Real ouviu seus clientes. Mas também, é um banco privado.

E a Caixa, será que é suficientemente privada? ;-)

Até blogo...