Dando seguimento à minha [[2007-05-11-vida-de-um-povo-de-canto-algum|"par[áó]dia de sucessos"]], recuperei da memória a seguinte. Foi concebida, se não me engano, num ônibus, a caminho de Curitiba, nos idos de 1992, com uma baita fome, em que eu sonhava com um daqueles pratos de massa congelada para microondas.

Macarronda

Alexandre Oliva

Paródia de "Ronda", de Paulo Vanzolini

De noite, eu rondo a cozinha a te procurar, sem encontrar. Quaisquer prateleiras espio em todos lugares, você não está Volto pra cama abatida querendo aquela comida Nem sonho de creme me dá gosto no paladar... Ah, se eu tivesse quem bem me quisesse esse alguém ma faria ao sugo ou à bolognesa mas não serviria. Então, com perfeita paciência, volto a te buscar Hei de encontrar no freezer, gaveta de massas, já vem pré-cozida, é só esquentar. E nesse dia então, terei a minha refeição Macarronada com queijo tipo parmesão.

Deu pra imaginar o reclame na TV com a assaltante de geladeira virando a casa atrás do macarrão? Ah, se a Sadia ou a Perdigão me escutam... :-)


Aí, fim de semana passado, fui com a família visitar um casal de amigos e, passeando pelo condomínio onde eles moram, me veio à cabeça "O Bom", de Eduardo Araújo, imortalizada na voz de Erasmo Carlos.

(Lembro quando eu, mal saído das fraldas, ouvia ele e o Rei Roberto Carlos cantando juntos "você, meu amigo de fé, meu irmão camarada", e achava que eles eram irmãos mesmo, e Carlos era o sobrenome deles :-)

Não sei se a música me veio à mente porque passou um carro vermelho ou se a música estava tocando na casa ou no carro de alguém. Em todo caso, conversávamos sobre o trabalho que eu ando fazendo pela Red Hat no GCC, tentando gerar informação de debugging correta e mais completa do que hoje; procure var-tracking-assignments ou vta branch para mais detalhes.

Bom, quando juntei a idéia de "Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear" com o chapéu vermelho, deu nisso, que por acaso também tem cara de comercial:

Red Hat: O Bom

Alexandre Oliva

Paródia de "O Bom", de Eduardo Araújo

Ele é o bom, é o bom, é o bom Ele é o bom, é o bom, é o bom

Chapéu é vermelho nem uso espelho p'r'atualizar eu tenho suporte estou tranqüilo para o que pintar

Eu sou muito esperto, uso código aberto e tenho as liberdades quando precisar

Red Hat se você provar sei que vai gostar

Quando ele chega O comentário é geral Ele é o bom, é o bom demais Clientes satisfeitos para ele é normal Não é pra menos que pedem mais!

Ele é o bom, é o bom, é o bom Ele é o bom, é o bom, é o bom

O Ministério da Saúde Mental adverte: alguns componentes do Red Hat Enterprise [GNU/]Linux são drogas e podem causar aquela desagradável sensação de impotência, de quando um problema fica impossível de corrigir, tanto para o usuário quanto para a própria Red Hat, por se tratar de software proprietário de terceiros.

Alguns desses componentes são fáceis de evitar: ficam num CD de extras que contém, se bem me lembro, somente software proprietário. São bugs como Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader, máquina virtual Java proprietária (da IBM?) e alguns fonts proprietários. Tudo isso, a Red Hat e outros membros da comunidade de Software Livre vêm trabalhando para corrigir.

Ah, na última versão, a 5, tem também firmware proprietário para alguns cartões de rede sem fio, também numa mídia separada (ao contrário do Fedora 7 e do recém-lançado 8, que incluem esses firmwares na distribuição principal :-(

Finalmente, a parte mais complicada de evitar: os firmwares proprietários que Linus Torvalds inclui em seu kernel e que a Red Hat não remove.

Até onde sei, isso é tudo, pelo menos nas versões para x86.

Por essas e outras que eu, usando a camiseta da FSFLA e meu boné do projeto GNU, recomendo as distribuições 100% Livres, inclusive a ponto de remover as porções não-Livres do kernel Linux: gNewSense e Ututo. O projeto GNU recomenda estas e algumas outras distribuições GNU+Linux.

A propósito, quem por acaso quiser me ajudar a manter um kernel 100% Livre no Projeto Fedora, pra poder criar uma variante 100% Livre, entre em contato. Eu já queria ter feito isso pro Fedora 8, mas infelizmente não tive tempo Livre para isso :-(

Purô gessó. Até blogo...