Nossa, quanta teia de aranha aqui! Faz tempo que eu não escrevo, hein? :-)

Pois é, estive fora parte da semana passada, no IV ESLAM, em Manaus, e passei esta semana correndo atrás.

O ESLAM, pra variar, foi um grande sucesso. Na minha opinião, é o melhor evento de Software Livre do Brasil. É, eu sei, tem o FISL, é um grande evento, mas o sentimento que tenho é que, de um lado, às vezes acho que ele cresceu demais (embora mal tenha conseguido sair do stand da FSFLA nos últimos dos anos, nem pra ver o que tava rolando em volta) e, de outro, tem proporcionalmente menos comprometimento com a causa do Software Livre que o pessoal da Comunidade Sol.

E, olha, isso não é pra ser lido como crítica à ASL, que organiza o FISL. É, isso sim, um rasgado elogio à Comunidade Sol, que a cada edição do ESLAM expõe mais pessoas às questões mais importantes da filosofia e da prática do Software Livre, recebendo caravanas de ônibus e barco vindas de estados distantes, como Pará e Roraima (você acha que são próximos só porque são vizinhos? vai medir no mapa! :-), e, por pouco, de países vizinhos (a caravana da Venezuela foi impedida de viajar por alguma razão que não chegou a mim).

E daí?, você pode perguntar, no FISL também tem um montão de caravanas do país todo, e de países vizinhos. É verdade. Mas compare as condições das estradas, os meios de transporte disponíveis, as distâncias relativas, e você vai entender por que os quase 2 mil participantes do ESLAM são um número tão ou mais expressivo que os 4 ou 5 mil participantes do FISL. E, de novo, não estou desmerecendo o pessoal da ASL, que tem feito um belíssimo trabalho, mas sim levantando a bola do ESLAM, que é tão pouco (re)conhecido nas porções do país mais distantes da Floresta Amazônica.

Parabéns à Comunidade Sol pelo sucesso! Já estou ansioso para o próximo!

Aproveito pra agradecer aos patrocinadores do evento, que me proporcionaram participar sem despesas com transporte ou hospedagem, e aos muitos participantes que fizeram contribuições para a FSFLA. Valeu, gente!


Amanhã parto em nova viagem, desta vez para o III SESOL, em Fortaleza, então provavelmente segue-se novo período de silêncio.

Até blogo...