Então... Fui à agência do Banco do Brasil, pedi pro funcionário fazer a entrega, não rolou :-(

Voltei pra casa, debuguei e descobri que tinha cometido um cut&pasto. O código pra preparar a declaração para envio é bem parecido com o código pra gravar um backup, mas ele precisa também gerar alguns dados a mais pro recibo e incluí-los no arquivo gravado.

Corrigido isso, levei a declaração pro Banco do Brasil, Agência Castelo, em Campinas, onde o Fernando gentilmente fez a transmissão para a Receita Federal.

Curiosidade: ele é o pioneiro na adoção de GNU/Linux naquela agência. Desde que eu expliquei pra ele por que não conseguia fazer acesso via net banking, o gerente da agência, Gilberto, faz tempo que me mantém a par dos avanços do banco em adoção de GNU/Linux, então ele fez questão de supervisionar a transmissão.

Com o sucesso na transmissão, ficou um gosto de missão cumprida, pois agora estou em dia com minhas obrigações fiscais e não usei qualquer software proprietário para isso. YES!

Voltei pra casa, empacotei a versão que funcionou (r1003), publiquei-a e agora vou me concentrar em outras coisas por um tempo. Quando eu precisar imprimir o recibo ou a declaração, talvez eu imprima os próprios arquivos texto, se as opções de impressão ainda não funcionarem ;-)

http://www.lsd.ic.unicamp.br/~oliva/snapshots/irpf2007-livre/ já tem a versão que funciona. Faça bom uso!

Até blogo...