...gravar ou restaurar cópia de seguranca.

Para usar esta opção, selecione Ferramentas...Cópia de segurança , na barra de menu, ou clique no ícone image\gravar_copia_shg.gif na barra de ferramentas.

Há duas opções de cópia de segurança: cópia da declaração com os dados atuais e cópia da declaração transmitida com o recibo de entrega.

A função "Cópia da declaração com os dados atuais" gera um arquivo, com os campos preenchidos até o momento. Mesmo que a declaração tenha sido entregue, essa opção não grava os dados do recibo.

A função "Cópia da declaração transmitida e do recibo de entrega" gera um arquivo com os dados da declaração entregue, mesmo que posteriormente tenha sido modificada, e o respectivo recibo.

A opção Gravar...abre uma caixa de diálogo Gravação de Cópia de Segurança em que será apresentada a relação dos CPF das declarações existentes, em ordem alfabética crescente ou decrescente dos nomes dos contribuintes ou em ordem numérica crescente ou decrescente dos CPF, à opção do contribuinte, para que se escolha a declaração que se deseja gravar. Selecione-a clicando com o mouse sobre o CPF ou nome desejado e, em seguida, sobre o botão Avançar.

Deverão ser indicados a unidade e a pasta de destino da cópia de segurança, onde serão copiadas as bases de dados do IRPF2007. Após a indicação, clique com o mouse sobre o botão Gravar...o programa inicia o processo de gravação da cópia.

Para escolher a ordem numérica ou alfabética, clique no título CPF ou Nome, na caixa de diálogo Gravação de Cópia de Segurança. Clicando em NOME ou CPF o programa alterna de ordem alfabética de nomes para ordem numérica de CPF ou vice-versa e ainda por ordem crescente ou decrescente dos mesmos.

Podem ser gravadas ou restauradas, de uma só vez, uma, algumas ou todas as declarações do arquivo.

Para gravar ou restaurar todas, após selecionar a pasta em que estão as declarações, clique na 1ª declaração e pressione a tecla Shift. Com esta tecla pressionada, clique na última declaração e siga os procedimentos normais de cópia de segurança.

Para gravar ou restaurar algumas, clique na declaração e pressione a tecla CTRL. Repita este procedimento para as declarações que deseja gravar ou restaurar e siga os procedimentos normais de cópia de segurança.

 

Atenção:
A letra T de transmitida, que aparece na caixa de diálogo Gravação de Cópia de Segurança, significa que já foi entregue declaração para o respectivo CPF. Sempre que houver a letra T, o programa informa o número do recibo relativo à declaração transmitida. Se, após a transmissão, a declaração for retificada e não enviada, permanece o número do recibo da declaração anterior.

 

O ícone image\restaurar_copia_shg.gif ou a opção Restaurar..., no menu, inverte o processo. A partir do disquete ou do disco rígido onde foi gravada a cópia de segurança, a declaração escolhida, será copiada para o disco rígido.

 

Atenção:
A declaração deverá ser fechada antes de gravar cópia de segurança.

 

image\ficha_anterior_primeiro_shg.gif Voltar para o índice.